06/10 • 19h00 às 19h25
Duração 25 min.
Recomendação etária: Livre
A artista da dança se guia pelas mãos da escritora mineira Conceição Evaristo, a começar pelo conceito de “escrevivência”, a escrita nascida do cotidiano, das lembranças, da trajetória de vida da própria autora tensionada por uma experiência coletiva. Despontando jornadas escurecidas, Adnã Ionara narra uma dança que fortalece e dá movimento à raiz que ela carrega.
Na base da construção do espetáculo estão a bibliografia e as simbologias ligadas ao matriarcado mítico yorubano. O título de mesma origem abrange diferentes traduções e interpretações. Imalẹ̀ ecoa o sagrado: símbolo e local de perpetuação da ancestralidade. Inú, o interior, o íntimo ou as próprias vísceras, como o útero e o estômago. Já Ìyágbà significa mulher ancestral, matriarca.
“O trabalho nasce enquanto femenagem [reconhecimento] aos laços maternos, uma espécie de discurso, lembrete (ou seria rememoração?) da força vital que nutre toda uma linhagem familiar: Ìyá, a Mãe”, pondera a intérprete-criadora que também soma rastros biográficos e memorialísticos.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Concepção, interpretação e criação: Adnã Ionara
Direção artística: Mariana Andraus
Direção de vídeo: Lígia Villaron
Provocação (assistência de direção): José Teixeira e Milena Pereira
Concepção musical: Eduardo Scaramuzza, Graciela Soares e
Tavinho Andrade
Execução de trilha sonora: Graciela Soares e Tavinho Andrade
Design e operação de luz: Milena Pereira
Registro audiovisual: Leonardo Lin
Produção administrativa: Teixos Dançantes Produções
Produção executiva: Adnã Ionara e Teixos Dançantes Produções
Assistente de produção: Pedro Picelli
PARCERIA E APOIO
Ilê Iyá Omi Asé Oiyá Bocossun, Instituto de Artes da Unicamp, Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp, Departamento de Artes Corporais da Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Espaço Cultural NanoCirco.
SITE/REDE SOCIAL
https://sites.google.com/view/imaleinuiyagba
instagram.com/adna_ionara
06/10 • 19h00 às 19h25
Duração 25 min.
Recomendação etária: Livre