10/10 • 21h00 às 22h18
Duração 78 min.
Recomendação etária: Livre
O que podemos aprender com um vírus? Reconhecer a Covid-19 não apenas como uma aflição, mas também como uma mensageira? O Vimalakirti Sutra, texto budista do primeiro século da Era Comum, entende a enfermidade como um caminho para o despertar espiritual. Sua figura central é um empresário que se dirige a seus semelhantes do leito de doente. Seus ensinamentos surpreendem por não temer a morte e encarar a vida sem ilusões.
Interseções da arte e da medicina – no rastro das mudanças de paradigma que afetam a humanidade desde 2020 – impulsionaram a cantora Ganavya Doraiswamy, o dançarino de improvisação Michael Schumacher, o calígrafo Wang Dongling e o encenador Peter Sellars a criar uma meditação simultânea de pouco mais de uma hora que explora duas páginas dessa escrita visionária e icônica.
A colaboração em ciberespaço desde China, Estados Unidos e Europa, portanto em distintos fusos horários, entrelaçou três formas de arte como um filme feito em tempo real.
O texto contrasta o corpo que é impermanente, que está fadado a ser quebrado e destruído, com o corpo da realidade, formado por todas as nossas boas ações, sabedoria, generosidade, amor, paciência, moralidade, transcendência, bondade compartilhada e coragem. Assim, este corpo é tão impermanente… ambiciona torna-se um memorial de sofrimento compartilhado e uma mensagem de beleza e esperança.
Sellars cumpriu extensa carreira à frente de tragédias, dramas e oratórios na ópera e no teatro, além de assinar direções no cinema.
FICHA TÉCNICA
Uma produção de The Boethius Initiative na UCLA e Fisher Center em Bard
Diretor: Peter Sellars
Produtores executivos: Peter Sellars, Gideon Lester e Diane J. Malecki
Produtores: Julia Carnahan, Cheng-Sim Lim, Caleb Hammons, Susan Pertel Jain, Jason Silverman e Cathy Teixeira
Elenco: Wang Dongling, Michael Schumacher e Ganavya Doraiswamy
Diretor de fotografia (Hangzhou): Yu Lik-wai
Fotografia segunda unidade (Portland): Just Joondeph Hoffer
Designer de som: Shahrokh Yadegari
Editor: Tim Squyres
Sutra Vimalakirti
Tradução em inglês: Robert Thurman
Tradução em chinês: Kumārajīva
Tradução em português: Fernanda Mello
este corpo é tão impermanente… foi possível com o apoio de: June e Simon Li; The J. Paul Getty Trust; Burroughs Wellcome Fund; The Fisher Center Artistic Innovation Fund, com o apoio principal de Rebecca Gold Barbara e Sven Huseby; University of Kentucky International Center; Asia Society – Center on U.S.-China Relations; Fundação Thendara; Carol e Harvey Berman; Arquivo de Cinema e Televisão da UCLA
Agradecimentos especiais para: Wang Dongling Ink Studio
Articulação no Brasil: prod.art.br (Ricardo Muniz Fernandes e Ricardo Frayha)
Legendagem: Rodrigo Gava
10/10 • 21h00 às 22h18
Duração 78 min.
Recomendação etária: Livre