03/10 • 19h00 às 19h32
Duração 32 min.
Recomendação etária: 18 anos
Jogar capoeira com a projeção de si ao fundo ou circunscrever um duo com o instrumento do atabaque, o tambor alto e afunilado seminal nas tradições culturais afro-brasileiras, são emblemas do quanto o solo da coreógrafa e intérprete baiana se propõe a desestabilizar certezas sobre o corpo desejante e politizado quanto às demarcações antirracistas.
Sob base percussiva pulsante de ponta a ponta, Jaqueline Elesbão estabelece analogia com o jogo e traz ao público, sobretudo às cidadãs e aos cidadãos negros, a experiência de se imaginar peça que fundamenta o sistema dominante que aí está, escancarando o racismo estrutural e denunciando o sexismo. A artista de collant branco fala em ampliar nossa ótica desobedecendo essa lógica, contrariando a rima e desbravando os medos que, ao cabo, são coletivos.
Presente na cena de Salvador desde o final da década de 1990 e circulando nos últimos anos com Entrelinhas, a artista irradia o imaginário e as narrativas negras, a construção com “o outro” e consigo mesma, “além da compreensão da nossa ancestralidade, como um elo indispensável para o lugar que escolhermos afetar”.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Direção, coreografia e interpretação: Jaqueline Elesbão
Produção executiva: Nai Meneses
Produção e preparação corporal: Anderson Gavião
Video mapping: Ani Haze
Assistente de VJ: Priscila Rodrigues
Direção musical: EdBrass Brasil
Trilha sonora: EdBrass Brasil e Rafael Kalunga
Iluminador: Moisés Victório
Figurino: Jaqueline Elesbão
Confecção de figurino: Maria Belízia (Dona Bela)
Gravação: Ives Padilha e Priscila Rodrigues
Produção: Coletivo Pico Preto
PARCERIA E APOIO
O projeto tem o apoio financeiro da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio do Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal
SITE/REDE SOCIAL
instagram.com/jackelesbao
facebook.com/jack.elesbao
https://www.picopreto.com.br/despacho-deferido
03/10 • 19h00 às 19h32
Duração 32 min.
Recomendação etária: 18 anos