05/10 • 21h00 às 21h30
Duração 30 min.
Recomendação etária: Livre
Do k-pop aos k-dramas, a cultura sul-coreana influencia a juventude global por meio da música e das séries televisivas. Em sete anos de atividade, a Ninety9 Art Company, que tem seu trabalho exibido pela primeira vez no Brasil, pode ser percebida como um contraponto a essa maré. Cofundada em 2014 pela diretora artística e coreógrafa Hyerim Jang sob a máxima de empenho de 1% de inspiração e outros 99% de transpiração, a artista vê sua bússola apontar para a tradição da dança no país asiático e suas consequentes interfaces modernas e contemporâneas.
O espetáculo Abismo, de 2016, resulta paradigmático nesse sentido. O caráter inato das raízes culturais é expresso no palco enquanto cada indivíduo em cena é refletido por meio de um veleiro – barco de papel à maneira do origami, fixado à mão de seis das sete bailarinas – para expressar a emoção do han, a sensibilidade por excelência, palavra usada para descrever ressentimento ou tristeza profundamente arraigados no mar da alma.
A música é pano de fundo para o fluxo de movimentos, como na instrumental Howl (Uivo), do projeto Jónsi & Alex, ou seja, o guitarrista islandês Jón Þór Birgisson, da banda Sigur Rós, e o músico estadunidense Alex Somers, cujo colchão sonoro etéreo expressa han em uma ampla gama de perspectivas.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Diretora executiva, diretora de arte e coreógrafa: Hyerim Jang
Dançarinos: Hyerim Jang, Jang Seo-yi, Kim Dan-woo, Rhee Min-joo, Sohn Ga-bin, Yeon Eun-joo e Yoo Hyun-jeong
Vocal: Seo Jin-sil
Direção musical: Leem Young-jo
Percussão: Choi Shin-kwon
Violino: Han A-in
Luz: Kim Geon-yeong
Cenário: Kim Jong-suk
Escritor: Lee Joo-hee
Figurino: Sung Hye-yul
Música: Jonsi & Alex ‘Howl’
PARCERIA
Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), KOFICE e Traveling Korean Arts
SITE/REDE SOCIAL
99artcompany.modoo.at
instagram.com/99artcompany
instagram.com/99art.hall
facebook.com/Ninety9ArtCompany
05/10 • 21h00 às 21h30
Duração 30 min.
Recomendação etária: Livre
Enquanto se questionava sobre “o que é chorar?”, a coreógrafa Hye-rim Jang se deparou com sentimentos de tristeza e procurou melhor entendê-los. Com as bailarinas do grupo coreano 99 Art Company, propôs trabalhar sobre seus sentimentos pessoais. No processo, algumas relatavam dificuldades em se expressar, enquanto outras se diziam curadas, como se tivessem passado por […]